Tecnologia móvel e a usabilidade

A usabilidade estuda a forma com que softwares interagem com seus usuários buscando melhorar cada vez mais esta relação. Dentre suas diversas características, visa facilitar o aprendizado, a navegabilidade e a memorização do sistema pelo usuário, além da diminuição da ocorrência de erros.

Como o próprio nome diz, tecnologia móvel é necessariamente algo portável capaz de ser levado a qualquer lugar, ou ainda, capaz de ser utilizado em movimento. Esta tecnologia pode estar nos dispositivos móveis propriamente como celulares, computadores portáteis ou tocadores de áudio/vídeo, ou embutida em objetos fixos como terminais de acesso em movimento (Vavoula, Sharples & Taylor, 2006). Esta característica exige uma usabilidade rigidamente trabalhada e diferenciada. Neste trabalho, o foco será na usabilidade de dispositivos de tamanho reduzido uma vez que estes apresentam características como baixos custos e grande alcance que viabilizam seu uso em países em desenvolvimento como o Brasil. Barker, Krull & Mallinson (2005) afirmam que o uso de tecnologias sem fio é normalmente mais barato que computadores convencionais, em especial celulares ou PDAs.

Em pequenos aparelhos é essencial o cuidado com o conteúdo a ser apresentado. Existem serviços que precisam ser adaptados para suportar as limitações de certos dispositivos, outros serviços são impossíveis de transferência, mas novos serviços também surgem com a mobilidade (Trifonova & Ronchetti, 2004). Isto se deve ao fato de que as telas destes são limitadas em questão de tamanho e o seu hardware em processamento. Atualmente, o usuário de sistemas de educação à distância é exigente e não deixaria de ser ao buscar o aprendizado também no celular ou através de um outro dispositivo. A ubiqüidade por si só não é capaz de levar o aluno/professor a se habituar a usar uma nova forma de acesso, independente de quão ubíqua esta seja.

Referências:
* Barker A.; Krull G.; Mallinson B. A Proposed Theoretical Model for M-Learning Adoption in Developing Countries. mLearn, 2005.

* Sharples, M.; Taylor, J.; Vavoula, G
. A Theory of Learning for the Mobile Age (pre-print). 2006.
* Trifonova, A.; Ronchetti, M. A general architecture to support mobility in learning. International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT’04), 2004.

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